Depois de 3 dias em greve, ônibus de Brasília devem voltar a circular nesta quinta

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Após três dias de greve, motoristas e cobradores do setor rodoviário de Brasília devem voltar ao trabalho nesta quinta-feira (24), após uma longa negociação com o governo do Distrito Federal e empresários do setor. A categoria decidiu aceitar um acordo proposto pelas partes que garante aumento de 9% aos trabalhadores. Uma assembleia deve ocorrer ainda nesta manhã para definir a volta ao trabalho.

Com o fim da greve, os cerca de um milhão de usuários do transporte público da região poderão, enfim, fazer uso do serviço de transporte coletivo na região central do Plano Piloto e adjacentes, que estava paralisado desde o início da semana.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo do DF, a resposta para o conflito só saiu ao fim da terceira rodada de negociação intermediada pelo governador Rogério Rosso (PMDB), que só terminou quase as 3h desta quinta-feira.

O motivo da greve da circulação dos ônibus era a falta de entendimento sobre o reajuste salarial dos trabalhadores da categoria. Os motoristas e cobradores dos cinco maiores grupos empresariais da região conseguiram um aumento de 9% em seus salários, apesar de reivindicarem 20%.

Outro compromisso firmado foi o não reajuste da passagem que, em média, mantém o valor de R$ 3.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos