PM fará blitze da Lei Seca em SP após o jogo do Brasil; na estreia, sete foram presos

Do UOL Notícias

Em São Paulo

  • Fábio Braga/Folhapress

    Mais de 120 agentes reforçarão o policiamento nas ruas de SP

    Mais de 120 agentes reforçarão o policiamento nas ruas de SP

Para inibir o abuso de álcool nas ruas de São Paulo nos dias de jogo do Brasil, a Polícia Militar está fazendo blitze sistemáticas após as partidas da seleção, com o objetivo de flagrar motoristas dirigindo embriagados e os enquadrar nas penas previstas pela Lei Seca. A operação se repetirá nesta sexta-feira (25), quando o Brasil entra em campo, às 11h, contra a seleção de Portugal.

Segundo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, os agentes da CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) estarão divididos em oito equipes que farão 24 blitze, distribuídas em todas as regiões da capital. Além disso, mais de 120 agentes reforçarão o policiamento nas ruas.

Segundo o capitão Paulo Oliveira, do CPTran, um dos motivos do reforço nas blitze é a dispensa de funcionários por empresas e de servidores por órgãos governamentais, o que faz, segundo ele, com que as pessoas se sintam livres para tomar bebidas alcoólicas assistindo às partidas – voltando dirigindo para casa.

“Os que não se conscientizarem que essa prática não é permitida, serão autuados, perderão o direito de dirigir por um ano e ainda pagarão uma multa, que é de quase R$ 1.000”, afirma.

O capitão diz ainda que, durante toda a Copa, todo o efetivo de mais de 1.600 homens do CPtran está orientado a dobrar a atenção contra motoristas embriagados. “Sempre estamos de olho, mas nessa época intensificamos a fiscalização. E igualmente estamos atrás de drogas ou veículos com problemas de documentação”, diz o oficial da PM.

Oliveira alerta ainda que as novas “batidas” durante o dia não excluem as blitze durante a noite. “São em média 12 operações todas as madrugadas. E elas vão continuar”, afirma.

Balanço
Nas duas edições da Operação Direção Segura - Viva Brasil, realizadas nos dias 15 e 20 de junho, dias em que a seleção brasileira jogou pela Copa do Mundo, 840 condutores foram abordados, sendo que 725 foram submetidos ao teste do bafômetro. Segundo a PM, 7 condutores foram presos em flagrante por embriaguez ao volante e 31 pessoas foram autuadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos