Após o jogo do Brasil, PM registra aumento de 56% nas chamadas para relatar acidentes de trânsito em SP

Do UOL Notícias
Em São Paulo

  • Ester Rossi/Colaboração UOL

    Motorista perde o controle e capota carro na avenida Paulista, em São Paulo, após jogo do Brasil

    Motorista perde o controle e capota carro na avenida Paulista, em São Paulo, após jogo do Brasil

Segundo levantamento divulgado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, houve um aumento de 70% nas chamadas ao 190 após o jogo entre Brasil e Portugal. Em relação às chamadas para relatar acidentes de trânsito, a PM registrou um aumento de 56%.

O levantamento apontou ainda um acréscimo de 60% nas chamadas referentes a “ocorrências de perturbação do sossego”. Com respeito a ocorrências criminais, o balanço não apontou aumento.

Para inibir o abuso de álcool nas ruas de São Paulo nos dias de jogo do Brasil, a Polícia Militar está fazendo blitze sistemáticas após as partidas da seleção, com o objetivo de flagrar motoristas dirigindo embriagados e os enquadrar nas penas previstas pela Lei Seca.

Para isso, homens da CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) estiveram divididos, durante toda a tarde de hoje, em 24 blitze, distribuídas em todas as regiões da capital. Além disso, mais de 120 agentes reforçaram o policiamento nas ruas.

Segundo o capitão Paulo Oliveira, do CPTran, um dos motivos do reforço nas blitze é a dispensa de funcionários por empresas e de servidores por órgãos governamentais, o que faz, segundo ele, com que as pessoas se sintam livres para tomar bebidas alcoólicas assistindo às partidas – voltando dirigindo para casa.

“Os que não se conscientizarem que essa prática não é permitida, serão autuados, perderão o direito de dirigir por um ano e ainda pagarão uma multa, que é de quase R$ 1.000”, afirma.

Nas duas edições da Operação Direção Segura - Viva Brasil, realizadas nos dias 15 e 20 de junho, dias em que a seleção brasileira jogou pela Copa do Mundo, 840 condutores foram abordados, sendo que 725 foram submetidos ao teste do bafômetro. Segundo a PM, 7 condutores foram presos em flagrante por embriaguez ao volante e 31 pessoas foram autuadas.

A PM ainda não divulgou o balanço com os números da operação Lei Seca realizada hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos