Rio monta telões e prepara esquemas especiais de trânsito e limpeza para jogo do Brasil

Daniel Milazzo
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

  • Valery Hache/AFP

    Jogadores se reúnem no Ellis Park minutos antes da partida contra a Coreia do Norte

    Jogadores se reúnem no Ellis Park minutos antes da partida contra a Coreia do Norte

Às 11h desta sexta-feira (25), pelo horário de Brasília, o Brasil entra em campo contra Portugal para definir quem será o primeiro colocado do grupo G da Copa do Mundo. Governo do Estado e Prefeitura do Rio declararam ponto facultativo hoje, exceto para serviços essenciais como hospitais e postos de saúde.

A população poderá assistir à partida em telões instalados em locais públicos. A cidade organizará esquemas especiais de trânsito e limpeza.

Telões
A “Fifa Fan Fest”, arena de 31 mil m² montada na areia da praia de Copacabana com capacidade para receber 20 mil pessoas, oferece aos torcedores um telão de 120 m². A arena, localizada à altura da rua Duvivier até a avenida Princesa Isabel, abrirá as portas às 10h e permanecerá aberta ao público até as 21h.

Estão previstos shows da bateria da escola de samba Salgueiro e do grupo de forró Falamansa. A entrada é franca.

Vale lembrar que a arena está recebendo doações (alimentos não-perecíveis, cobertores e água) para os desabrigados das chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas.

No centro da cidade, próximo ao acesso pela avenida Chile à estação Carioca do metrô, foi instalado um telão de 180 polegadas.

No bairro da Tijuca, zona norte do Rio, aproximadamente 30 mil torcedores poderão assistir à partida no tradicional “Alzirão”. Estão programados shows para após o término do jogo. Subirão ao palco a bateria da escola de samba Unidos da Tijuca, o grupo Swing & Simpatia e o cantor Felipe Dylon.

Vias fechadas
A depender do movimento de torcedores antes da partida, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) poderá impedir o trânsito de veículos na pista próxima ao mar da avenida Atlântica, em Copacabana.

Se interditada, a via será reaberta somente após avaliação da companhia, mas a previsão é de que o trânsito seja normalizado até as 15h. Pela manhã, será mantido o horário normal da via reversível na orla, entre Leblon e Copacabana, das 7h às 10h.

Confira quais ruas serão fechadas nesta sexta-feira (25) pela CET-Rio:

Entre Botafogo e Copacabana: rua Carvalho de Mendonça (das 9h às 21h). No centro: rua dos Inválidos (entre as avenidas Mem de Sá e Henrique Valadares); avenida Presidente Antônio Carlos (entre as avenidas Almirante Barroso e Beira Mar – pista sentido Beira Mar); rua Araújo Porto Alegre (entre as avenidas Graça Aranha e Presidente Antônio Carlos); rua Aderbal Madrugada; rua da Imprensa; rua Alcindo Guanabara; avenida República do Chile (entre a rua do Lavradio e avenida Rio Branco); e rua Santa Luzia (entre as avenidas Presidente Antônio Carlos e Marechal Câmara).

Na Tijuca: rua Visconde de Abaeté (entre as ruas Torres Homem e Engenheiro Gama Lobo, das 10h30 às 15h); rua Martins Pena (entre as ruas Afonso Pena e Campos Sales, das 9h às 18h); rua Santa Sofia (das 8h às 17h).

Para o “Alzirão”, popular ponto de concentração para assistir os jogos da seleção, entre as 9h e a meia-noite serão fechadas as ruas Conde de Bonfim (entre as ruas dos Araújos e Valparaíso) e Alzira Brandão (entre as ruas Eduardo Ramos e Conde de Bonfim).

No Cachambi, a praça Avaí estará fechada das 8h às 22h. No Engenho de Dentro, também das 8h às 22h, carros não poderão circular pela rua Doutor Leal.

Em Jacarepaguá, a CET-Rio fechará das 10h30 às 13h30 a rua Doutor Bernardino com rua Pedro Teles até a rua Cândido Benício e praça Seca.

Em Realengo, estará interditada das 9h às 15h a rua Capitão Teixeira (entre as ruas Franklin Távora e Cristóvão de Barros).

Recolhimento do lixo
De acordo com a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), 344 garis e 62 caminhões participarão de esquema especial a fim de garantir a limpeza da cidade após o jogo entre Brasil e Portugal. Além disso, serão utilizados 218 contêineres, 29 pipas d’água, 32 pulverizadores, três caixas estacionárias, dois poliguindastes e um microtrator.

No último dia 15, quando da estreia do Brasil contra a Coreia do Norte, a Comlurb recolheu 27 toneladas de lixo. No último domingo (20), dia do jogo contra a Costa do Marfim, a empresa removeu 46 toneladas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos