Em plena sexta-feira, São Paulo registra 0 km de lentidão durante três horas

Fabiana Uchinaka
Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O jogo do Brasil contra Portugal pela Copa do Mundo da África do Sul começou as 11h desta sexta-feira (25), mas a calmaria nas ruas de São Paulo durou toda a manhã. De acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a lentidão beirou o zero. Entre 9h e 10h, a capital registrou cerca de 10 km de congestionamentos, 1,7% das vias monitoradas. Foi o pico. Depois disso, o índice ficou no zero por três horas. Normalmente, a cidade costuma registrar até 11,9% de ruas paradas no mesmo período.

A CET alerta que os congestionamentos podem voltar após as 18h, mas liberou o rodízio de veículos em razão do baixo índice de lentidão.

No primeiro jogo do Brasil, na terça-feira (15), a movimentação de carros pelas ruas de São Paulo foi intensa. Antes do jogo, marcado para as 15h30, a cidade tinha 203 quilômetros de lentidão, segundo maior pico do ano. A média para o horário é de 47 quilômetros e o recorde do ano é de 207 km.

Para tentar evitar os congestionamentos da primeira partida, a CET vai colocar 30% a mais de agentes nas ruas, especialmente em áreas comerciais e com grande número de bares, como Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros e Vila Madalena.

Para inibir o abuso de álcool nas ruas de São Paulo, a Polícia Militar está fazendo blitze sistemáticas após as partidas da seleção, com o objetivo de flagrar motoristas dirigindo embriagados e os enquadrar nas penas previstas pela Lei Seca. A operação se repetirá nesta sexta-feira.

Segundo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, os agentes da CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) estarão divididos em oito equipes que farão 24 blitze, distribuídas em todas as regiões da capital.

Metrô, trem e aeroportos
O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não haviam registrado qualquer problema até o meio-dia. Segundo a Central de Informações do Metrô, antes do jogo o movimento foi menor do que o registrado diariamente. As duas empresas deixaram vários trens de prontidão em locais estratégicos para atender a um eventual aumento da demanda após o jogo.

A rotina nos dois principais aeroportos paulistas, Congonhas e Guarulhos, não foi alterada pelo jogo.

* Com informações da Agência Brasil.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos