Começou hoje obra que vai levar o metrô do Rio até a Barra da Tijuca

Riomar Trindade
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Começou hoje (26) a obra do túnel de serviço da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que terá 14 quilômetros de extensão e vai ligar a Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul. O investimento previsto é de R$ 4 bilhões.

A construção do túnel de serviço é o primeiro passo para a abertura da galeria principal, por onde passará o metrô. Maior empreendimento do setor de transportes no Rio nos próximos anos, a linha 4 passará pelos bairros de São Conrado, da Gávea e do Leblon, até chegar a Ipanema.

Em respeito ao meio ambiente, a Secretaria Estadual de Transportes retirou 1.500 plantas nativas, a maioria bromélias, da área onde serão feitas as escavações. As plantas foram levadas para o Jardim Botânico.

Especialistas consultados pela Agência Brasil apostam que a chegada do metrô na Barra da Tijuca provocará “uma revolução” na forma como o carioca se desloca pela cidade. O governo estadual estima que a linha 4 estará funcionando em 2016, por ocasião dos Jogos Olímpicos, e deverá beneficiar, diariamente, cerca de 240 mil pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos