Saiba o que muda no Rio hoje durante partida do Brasil contra o Chile

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Notícias

No Rio de Janeiro

O Brasil entra em campo às 15h30 desta tarde (28) para disputar com o Chile uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo. Na cidade do Rio de Janeiro, em virtude do jogo, a limpeza pública será intensificada e os transportes públicos anteciparão o funcionamento próprio de horários de pico.

A concessionária Metrô Rio informa que aumentará o número de agentes de segurança e funcionários nas bilheterias duas horas antes da partida. O Metrô estará com o máximo de composições em circulação, a fim de atender à demanda.

Entre 15h e 17h, o intervalo das barcas que ligam Niterói e o centro do Rio de Janeiro será de 30 minutos, mas haverá uma viagem extra às 15h15. Entre 17h e 20h, as saídas ocorrem a cada 20 minutos. A partir de então, haverá viagens a cada meia-hora. No sentido Praça XV-Charitas, a partir das 13h, haverá viagens às 13h35, 14h25, 14h45 e 15h15.

A Supervia, concessionária de trens urbanos, antecipará a programação horária de pico, reduzindo os intervalos dos trens. Das 13h às 16h, nos ramais Deodoro (trens paradores), Santa Cruz (entre Deodoro e Campo Grande), Japeri (entre Central do Brasil e Nova Iguaçu) e Saracuruna (entre Central do Brasil e Gramacho), os intervalos serão de dez minutos.

No ramal Belford Roxo e no trecho entre Campo Grande e Santa Cruz do ramal Santa Cruz, os intervalos serão de quinze minutos. Haverá trens a cada 30 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Japeri, do ramal Japeri, bem como no trecho entre Gramacho e Saracuruna, do ramal Saracuruna.

Ponto facultativo

A Prefeitura do Rio e o governo estadual decretaram ponto facultativo válido a partir do meio-dia nesta segunda-feira. Se o Brasil passar pelo Chile hoje, o próximo jogo será às 11h (horário de Brasília) desta sexta-feira (2 de julho). Nesse caso, o ponto facultativo valerá para o dia inteiro.

Alguns órgãos públicos cujo expediente começa às 11h, como o Tribunal de Justiça do Rio, não funcionarão nos dias em que o Brasil jogar, independente do horário da partida. Por sua vez, os servidores públicos federais terão expediente até as 14h nesta segunda.

Os bancos funcionarão das 8h às 14h em todo o Estado do Rio. As agências dos Correios ficarão abertas das 8h30 às 15h. Serviços essenciais, como postos de saúde e hospitais, terão funcionamento normal.

Vassouras em campo

No jogo da seleção brasileira contra Portugal, na última sexta-feira (25), a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) retirou 70 toneladas de lixo das ruas cariocas. No dia da estreia do Brasil na Copa, contra a Coreia do Norte (dia 15), a foram 27 toneladas. No segundo jogo, contra a Costa do Marfim (dia 20), foram 46 toneladas.

De acordo com a empresa, para realizar a limpeza das ruas nesta segunda-feira, serão escalados 344 garis, que contarão com o apoio de 218 contêineres, 62 caminhões, 29 pipas d’água, 32 pulverizadores, três caixas estacionárias, dois poliguindastes e um microtrator.

Trânsito

A Guarda Municipal e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) terão 470 agentes trabalhando na organização do trânsito pela cidade. Todas as pistas reversíveis manterão seus horários habituais no período da manhã. O horário da reversível da Rua Jardim Botânico será antecipado para as 12h30 e se encerra às 15h – o horário habitual é entre 17h e 21h. O mesmo acontecerá na Avenida Rodrigues Alves (Centro), o horário da reversível, usualmente entre 16h e 20h, também começará às 12h30 e se estenderá até as 15h.

Em Copacabana, a partir das 15h, a Avenida Atlântica terá a pista próxima à orla interditada desde a altura da Rua Figueiredo Magalhães devido a arena “Fifa Fan Fest”, montada na praia de Copacabana, com capacidade para até 20 mil pessoas. Para chegar ao Leme, os veículos deverão seguir pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Rua Gustavo Sampaio. A reabertura da via à circulação de veículos dependerá da avaliação da CET-Rio. A previsão é a de que o trânsito na região seja normalizado, no máximo, até as 20h.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos