Receita Federal apreende drogas e mercadorias contrabandeadas no aeroporto do Galeão

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Mercadorias avaliadas em R$ 25 milhões foram apreendidas entre segunda-feira (5) e hoje (7) no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro. De acordo com a Receita Federal, computadores, máquinas fotográficas, celulares, produtos eletrônicos em geral, óculos e bolsas foram trazidos ilegalmente do exterior, por meio dos Correios, por importadores do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília.

Os empresários tentaram burlar a fiscalização da Receita usando uma falsa declaração dos produtos para evitar o pagamento de impostos. Um inquérito policial deverá ser aberto para investigar os responsáveis pelas cargas, que podem responder pelo crime de descaminho.

De acordo com a Receita Federal, há 15 dias houve uma grande apreensão de produtos chineses no Tom Jobim. Desde então, a fiscalização foi ampliada com a averiguação de 100% dos produtos exportados e importados via Correios no aeroporto carioca.

“Para nós [a apreensão desta semana] foi uma surpresa porque, como havia tido uma apreensão muito grande cerca de 15 dias atrás, imaginamos que [as mercadorias importadas de forma ilegal] fossem dar uma esfriada. Mas parece que elas continuaram vindo. Estamos aqui e vamos continuar atuando”, garantiu o inspetor chefe da Receita Federal no Galeão, Rainor Rossi.

Além das mercadorias, a Receita Federal encontrou hoje grande quantidade de maconha e cocaína escondida em livros, revistas e cartões comemorativos e que seria enviada para países europeus, como Espanha, Inglaterra e Holanda. As drogas também foram remetidas por encomendas postadas em agências dos Correios no Rio, em São Paulo, Brasília e Santa Catarina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos