Polícia apreende 600 quilos de sardinhas no Rio

Cristiane Ribeiro
Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

Policiais militares do Batalhão Florestal apreenderam hoje (10) cerca de 600 quilos de sardinhas no cais do Gradim, em São Gonçalo, região metropolitana do estado. O pescado estava em dois barcos que tinham acabado de chegar ao cais. Os pescadores fugiram ao avistarem a viatura da Polícia Militar e ninguém foi preso.

Segundo o comandante do Batalhão Florestal, tenente-coronel Mário Fernandes, os policiais foram ao local checar uma denúncia anônima de que, mesmo proibida neste período de defeso, a pesca da sardinha continua sendo feita na Baía de Guanabara. Desde o dia 15 de junho - e até o dia 31 deste mês - a sardinha está na época da reprodução e por isso a pesca é considerada predatória.

“O pescador que for pego em flagrante vai responder por crime ambiental e se for condenado pode pegar de um a três anos de prisão, além de pagar multa”, explicou. As sardinhas apreendidas foram doadas para duas instituições beneficentes em São Gonçalo.

No início do mês, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do estado apreenderam 4 toneladas de sardinhas em um caminhão estacionado próximo a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa), em Irajá, zona norte do Rio.

Os policiais também localizaram a mercadoria depois de checar uma denúncia sobre a existência do carregamento. Ninguém foi preso. Como estavam em boas condições para o consumo, as sardinhas foram doadas para creches de comunidades carentes em Irajá.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Agricultura, a sardinha é o peixe mais abundante no litoral fluminense, chegando a 19 mil toneladas por ano - o que representa quase 30% da produção de pescado no Rio de Janeiro. O preço também é um dos melhores, com o quilo variando de R$ 3,00 a R$ 4,00.

Além do alto valor de proteínas, a sardinha foi considerada pelos cientistas como uma das espécies com significativas concentrações de ômega 3 - um superalimento fundamental para o bom funcionamento do cérebro, coração e sistema imunológico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos