Alex de Jesus/ O Tempo/ AE

Caso Eliza Samudio

Corregedoria investiga dois desaparecimentos em sítio onde Eliza teria sido morta

Do UOL Notícias

Em São Paulo

O corregedor-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Geraldo de Morais Júnior, afirmou em nota divulgada nesta segunda-feira (12) que solicitou a um veículo de comunicação o vídeo com as imagens em que o suspeito de ter matado a ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio, aparece em um suposto curso, realizado em um sítio em Esmeraldas (MG) --mesmo local onde a jovem teria sido morta.

Em vídeo de 2008, divulgado ontem, Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Paulista ou Bola, aparece treinando integrantes do Grupo de Resposta Especial (GRE) no sítio. Bola foi exonerado da polícia há 16 anos.

Segundo a corregedoria, o vídeo pode ajudar na investigação sobre uma denúncia de desaparecimento de duas pessoas no mesmo local. “A análise do vídeo pode resultar na instauração de um procedimento administrativo ou inquérito para apurar a natureza da atividade e responsabilidades.”

Em maio de 2009, quando foi notificada, a corregedoria afirma que iniciou investigações sobre a denúncia. Em novembro, foi instaurado um inquérito para apurar o desaparecimento de Paulo César Ferreira e Marildo Dias de Moura.

A participação de Marcos Aparecido nos crimes está sendo investigada, ainda segundo a corregedoria. No processo, 45 pessoas já prestaram depoimento, incluindo o suspeito. Ao todo, oito inquéritos e seis sindicâncias administrativas foram instaurados, afirma a polícia.

A corregedoria diz ainda que relatórios, já encaminhados à Justiça, indiciam servidores “pelo uso irregular de equipamentos, apropriação e uso de equipamentos, veículos, armas e munições, entre outras infrações”. As investigações apuram ainda denúncias de realização irregular de cursos e treinamento em nome da polícia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos