Governo do Rio inicia obras de recuperação dos Morros do Bumba e do Céu, em Niterói

Flávia Villela

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Secretaria de Obras do estado do Rio de Janeiro assinou hoje (12) o contrato que dá início às obras de urbanização dos Morros do Bumba e do Céu, em Niterói. As comunidades que vivem nos dois morros foram as mais atingidas pelas fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Rio em abril, quando mais de 50 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de terra. A Rastec, empresa que ganhou a licitação, tem cinco dias úteis para montar o canteiro de obras.

Estão previstos investimentos de cerca de R$ 35 milhões em obras de contenção de encostas, de reconstrução da rede de drenagem pluvial e de recuperação de vias urbanas nas duas comunidades, cujas casas foram construídas sobre um depósito de lixo desativado. A previsão é de que a reurbanização fique pronta em seis meses.

Cerca de 160 famílias serão retiradas por causa das obras. Algumas vão receber indenizações ou o auxílio do aluguel social, no valor de um salário mínimo. Com orçamento de R$ 10 milhões, o governo estadual também vai licitar a construção de casas para os moradores do Morro do Bumba atingidos pelas chuvas.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos