Agência publica nesta terça-feira edital de licitação para o trem-bala

Da Agência Brasil

Em Brasília

O edital de licitação do trem de alta velocidade, que vai ligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP), vai ser lançado nesta terça-feira (13) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com isso, será marcada a data do leilão para definir os responsáveis pela construção do empreendimento.

A cerimônia será realizada às 11h30, na sede provisória da Presidência da República, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Estarão presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.

Durante o evento, será assinada a mensagem para a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav), que será vinculada ao Ministério dos Transportes. A estatal vai integrar a Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será formada para construir o trem-bala.

Há duas semanas, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o estudo apresentado pela ANTT sobre o trem-bala, que tem custo estimado em R$ 33,1 bilhões. O vencedor da licitação será a empresa ou o consórcio que oferecer a menor tarifa-teto para o trecho expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O preço máximo estabelecido pelo TCU para a passagem na classe econômica é de R$ 199,80.

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos