Ventania derruba árvores e deixa bairros sem luz no Rio

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro

Na noite desta segunda-feira (12), uma forte ventania, ocasionada pela aproximação de uma frente fria, atingiu o Rio de Janeiro, causando transtornos e a queda de energia elétrica em algumas regiões. A Defesa Civil decretou estado de vigilância. Apesar disso, a cidade amanheceu ensolarada nesta terça (13).

Temperatura despenca quase 30 graus em dois dias no RS; Em São José dos Ausentes, a sensação térmica foi de -15ºC

Depois de um final de semana com temperaturas próximas dos 30ºC, o Rio Grande do Sul amanheceu com a temperatura gelada nesta terça-feira (13). No dia mais frio do ano até agora, os termômetros baixaram a -0,8ºC em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, segundo a central automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A sensação térmica na cidade pela ação do vento foi de -5ºC.

Com a força do vento, pouco antes das 22h, uma janela do prédio em obras onde funcionava o antigo Hotel Le Méridien caiu na avenida Princesa Isabel, em Copacabana. Antes de atingir o chão, a janela ainda bateu num sinal de trânsito. Nenhum carro foi atingido e não houve feridos.

No Leblon, a ventania causou a queda de uma árvore sobre dois carros estacionados à rua Juquiá. Na queda, a amendoeira danificou a fiação elétrica, deixando sem luz os moradores da região.

A favela Nova Holanda, no subúrbio da cidade, também ficou sem fornecimento de energia elétrica. Assim como o bairro de Santa Cruz, zona oeste, e regiões de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Na Lagoa, houve queda de galhos próximo ao Jardim de Alah e de placas publicitárias no Jardim Botânico.

Apesar dos fortes ventos de ontem (12) à noite – que alcançaram 66 km/h, segundo o serviço de informações da Marinha – caiu sobre a cidade apenas uma chuva fina.

Segundo a Light (concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Rio), houve danos na rede de transmissão elétrica nos bairros de Santa Cruz e Guaratiba, zona oeste da capital, mas o fornecimento de energia na região já foi restabelecido.

Ainda há pequenos trechos danificados em São João de Meriti e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a companhia de energia elétrica, equipes trabalham no local a fim de normalizar a situação até o final do dia. A empresa não sabe estimar quantas pessoas foram prejudicadas com a falta de luz desde a noite desta segunda (12).

Frente fria

A ventania desta segunda-feira (12) foi consequência da chegada de uma forte massa de ar frio vindo do sul. No Estado do Rio de Janeiro, o tempo já muda na Costa Verde, Região Serrana, Vale do Paraíba e Grande Rio, com queda de temperatura e previsão de pancadas de chuva. No sul do país o frio já é intenso, com queda brusca nos termômetros e previsão de neve nas serras gaúcha e catarinenses.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a mínima prevista para o Rio de Janeiro nesta terça-feira (13) é de 15°C e máxima de 31°C, com possibilidade de chuva durante a tarde e a noite.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos