Previsão é de frio intenso no Sul do país; área de instabilidade provoca temporais

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Depois da madrugada mais fria da década, registrada nesta quarta-feira (14) na cidade catarinense de Urupema (-7,8ºC), a previsão é de que as baixas temperaturas continuem até sexta-feira (16).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio intenso deve continuar no Sul do país, principalmente durante as madrugadas, quando devem ocorrer geadas. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as temperaturas devem ficar próximas de -3ºC. No Paraná, as temperaturas começam a subir por conta da chuva.

Nesta quinta-feira (15), além da frente fria, uma área de instabilidade conhecida como vórtice ciclônico volta a provocar temporais no Paraná, Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul, acumulando até 50 mm no noroeste e leste paranaense e no norte catarinense, alertam os meteorologistas da Somar.

 Por conta das baixas temperaturas, há risco de queda de granizo e as rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h no centro e leste do Paraná.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, a combinação de umidade e baixa temperatura aumenta a chance de queda de neve em algumas cidades da Serra Geral, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, a partir da noite de quinta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos