Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

São Paulo tem a tarde mais fria do ano

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

A cidade de São Paulo teve nesta quarta-feira (14) sua tarde mais fria de 2010. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou, às 15h, a temperatura de 15,5ºC no Mirante de Santana, segundo informações da empresa de meteorologia Climatempo. A menor temperatura do ano havia sido registrada às 15h do dia 1º de junho, quando o termômetro do mirante indicou 16,8ºC.

Em outros pontos da cidade, a temperatura estava ainda mais baixa às 15h de hoje. O Campo de Marte e o aeroporto de Congonhas, por exemplo, registravam 13ºC cada. A frente fria que mudou o tempo em São Paulo continua estacionada na altura da região Sudeste, onde provoca hoje chuvas intermitentes com intensidade fraca a moderada em algumas localidades.

No início da noite, a cidade estava com quatro pontos de alagamento, todos transitáveis, na avenida Salim Farah Maluf, rua Silva Pinto, rua Barra do Tibaji e rua Cubatão. Segundo a Defesa Civil do município, até o momento, foi registrado apenas um princípio de deslizamento na avenida Itaquera, na Penha, zona leste. As equipes já estiveram no local e orientaram a população.

Apesar da chuva e dos alagamentos, o trânsito da capital estava dentro da média histórica por volta de 20h30, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Nesse horário, a cidade estava com cerca de 50 km de vias congestionadas, ou 5,6% das vias monitoradas.

Frio deve continuar
De acordo com o Centro de Gerenciamentos de Emergências (CGE) da Prefeitura, na capital do Estado o dia amanheceu com tempo fechado, chuvoso e com temperatura na casa dos 13ºC. Entretanto, os ventos que sopram do mar em direção ao continente aumentam a sensação de frio.

Nos próximos dias, as condições do tempo não devem mudar muito, permanecendo fechado, com temperatura baixa e chuvas intermitentes em toda a Grande São Paulo. Áreas de instabilidade vindas do interior e associadas ao sistema frontal mantêm o potencial para pancadas de chuva pelo menos até sábado.

O tempo deve começar a melhorar a partir do domingo, com a diminuição das chuvas. Mesmo assim, o céu permanece encoberto.

Em apenas dois dias, choveu na cidade de São Paulo 32,6 milímetros, o equivalente a 75% do esperado para o mês de julho, de 44 milímetros, segundo o CGE. A medição foi feita em 31 pontos da capital entre ontem e a manhã de hoje.

*Com informações da Agência Estado
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos