Após eliminação da seleção na Copa, Câmara aprova 2011 como ano da Holanda no Brasil

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

História: Holanda invadiu
o Brasil em 1624

Nove anos após a expulsão dos franceses, o território colonial brasileiro sofreu uma invasão holandesa, em 1624. Eles atacaram a cidade de Salvador, na época o centro administrativo da colônia. Mas, um ano após terem chegado, foram expulsos, sem grandes dificuldades.

A eliminação do Brasil pela seleção holandesa nas quartas de final da Copa do Mundo não influiu na aprovação do Ano da Holanda no país em 2011. A homenagem foi aprovada ontem (14) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e de outros 31 deputados das bancadas do Paraná, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e segue para o Senado.

O ano de 2011 foi sugerido por ocasião do centenário da chegada de imigrantes holandeses em Carambeí (PR). Esses imigrantes chegaram em abril de 1911. Posteriormente, difundiram sua influência em diversos Estados, notadamente em localidades como Arapoti e Castro (PR), Não Me Toque (RS) e Holambra e Paranapanema (SP).

* As informações são da Agência Câmara

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos