Light deve esclarecimentos à Aneel por nova explosão de bueiro no Rio

Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

Explosão de bueiro volta a assustar moradores do Rio de Janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu prazo até às 17h de hoje (15) para a Light entregar um relatório explicando a causa da explosão de um bueiro na tarde de ontem (14) em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Caso a concessionária não preste os esclarecimentos estará sujeita a multas que podem chegar a 2% do faturamento anual da empresa. Em nota, a Aneel destaca que uma fiscalização feita em novembro de 2009 constatou falhas de manutenção e de operação nas redes subterrâneas da Light na zona sul e no centro do Rio. O processo resultou em multa de R$ 9,5 milhões pelas interrupções de energia entre os meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010.

Ainda segundo a Aneel, a Light apresentou em janeiro um cronograma que prevê o reforço e a substituição de equipamentos em áreas escolhidas pela empresa. Na última segunda-feira (12), outro relatório foi apresentado sobre o que está sendo feito nas redes subterrâneas de responsabilidade da Light. O comunicado diz que a Aneel fará o acompanhamento do cronograma e que, em relação ao incidente de ontem, aguarda o laudo da Polícia Civil do Rio para fazer a fiscalização no local.

Também por meio de nota, a Light informou que foram concluídos, na madrugada de hoje (15), os trabalhos de manutenção na caixa de passagem de cabos de energia na rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, onde ocorreu a explosão. Ainda de acordo com a concessionária, “houve a necessidade de troca de um dispositivo do cabo de baixa tensão. O equipamento retirado está sendo analisado para diagnosticar as causas da ocorrência”.

Não houve registro de interrupção no fornecimento de energia na região, apesar de, segundo testemunhas, a tampa do bueiro ter sido arremessada a uma altura de aproximadamente um metro, assustando pedestres e motoristas. Ninguém ficou ferido.

Foi a segunda vez em menos de um mês que um bueiro da Light explode na zona sul do Rio. No dia 29 de junho, um casal de turistas norte-americanos foi atingido pela explosão de um bueiro em Copacabana, também na zona sul do Rio. As vítimas, em estado grave, estão sendo tratadas na Unidade de Queimados da Clínica São Vicente. Sarah Nicole teve 80% do corpo queimados e o marido dela, David James, permanece internado com queimaduras em 30% do corpo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos