Previsão é de muita chuva e rajadas de vento no Sul devido a ciclone no Uruguai

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Uma nova frente fria deixa o tempo com chuva na região Sul do país. Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado), a previsão para Santa Catarina é de muitas nuvens, tempo instável, trovoadas e chuva ocasional, com intensidade fraca a moderada. No litoral catarinense, as rajadas de vento podem chegar a 80km/h devido a formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai. O mar fica agitado na região.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também prevê chuva no Estado devido ao fenômeno, chamado "vórtice ciclônico", que intensifica as correntes de ar que sobem até as camadas mais altas da atmosfera, levando umidade e aumentando a quantidade de água dentro das nuvens. 

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), chove no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, regiões que na semana passada enfrentaram temperaturas baixíssimas. 

A chuva começou na quinta-feira (15) e se estendeu por todo o final de semana. Em Joinville (SC), foram 100 mm acumulados entre quinta-feira e domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos