Órgão de fiscalização diz que obra que desabou em SE não tinha autorização para reforma

Paulo Rolemberg
Especial para o UOL Notícias

Em Aracaju

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) de Aracaju divulgou uma nota informando que a Esplanada Brasil S/A, proprietária da loja onde uma marquise desabou na manhã desta segunda-feira (26) matando uma pessoa e ferindo outras duas, não tinha autorização para reformar o imóvel.

Segundo o órgão, o processo de licenciamento da obra ainda estava em tramitação, uma vez que os projetos estavam incompletos e sem aprovação de órgãos como o Corpo de Bombeiros. A rede de lojas Esplanada teria recebido um termo avisando que a liberação seria feita somente apenas após aprovação de todos os órgãos envolvidos.

A Emurb informou ainda que o prédio tinha autorização somente para executar serviços de reparos gerais, como revisão do telhado e forro, pintura, reboco e fachada. O órgão se eximiu de qualquer culpa no acidente e disse que apenas licencia a obra, com base na documentação apresentada, e que a responsabilidade da fiscalização e da garantia da segurança está a cargo do responsável técnico da obra.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em Sergipe (Crea-SE), Jorge Silveira, informou que, a princípio, a queda da marquise foi provocada por uma demolição feita com equipamentos de vibração excessiva. Isso teria levado a uma desagregação dos materiais e possivelmente à ruína da estrutura.

O Crea informou que já tinha fiscalizado o prédio e notificado a empresa devido ao estado que se encontrava a estrutura.

Outro lado
Gustavo Ribeiro, o representante jurídico da Esplanada Brasil S/A, informou, por telefone, que a empresa reconhece a fatalidade e que a família de Vanuzia Silva dos Santos, 30, morta no acidente, está sendo assistida.

Nesta terça-feira (27), representantes da Esplanada e da SS Engenharia –construtora responsável pela obra– devem fazer um pronunciamento oficial após a apuração das causas do acidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos