Polícia do RJ fecha cooperativa de táxi clandestina que atuava na zona sul e em pontos turísticos

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro

Policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) fecharam nesta quarta-feira (28) uma central clandestina de táxi no Rio de Janeiro. A operação contou com um policial infiltrado, que se fez passar por cliente e permitiu que os motoristas ilegais fossem encurralados na Ilha dos Pescadores, na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Quatorze pessoas foram detidas: dez motoristas, três funcionários e o dono da cooperativa. O delegado Carlos Augusto Nogueira afirmou que todos os detidos serão autuados e indiciados por estelionato. Itamar de Olivera Quinta, 55, dono da central irregular, também será indicado por  formação de quadrilha.

Na ficha criminal do chefe do grupo, já constam processos por estelionato, transporte irregular e lesão corporal. No passado, ele já respondeu por tráfico de drogas, mas não foi condenado.

Intitulada central "Vip’s", a cooperativa funcionava principalmente na zona sul, em pontos turísticos e na Barra da Tijuca. Os policiais recolheram material de propaganda e fichas cadastrais de mais de 50 pessoas que trabalhavam para a central. Elas também serão indiciadas pelo mesmo crime.

Os carros utilizados no transporte irregular eram veículos de passeio sem o sinalizador no teto e também sem a convencional pintura amarela e azul, característica dos taxis na cidade. Por atuarem fora da lei, fugiam da regularização, das taxas e da fiscalização dos taxímetros feita periodicamente na frota oficial.

Para entrar na cooperativa, diz o delegado, o interessado precisava apenas ter um carro, documentação e carteira de habilitação - de qualquer categoria. Era cobrada ainda uma taxa de associação em valores que iam de R$ 80 a R$ 200.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos