Polícia encaminha à Justiça do DF inquérito sobre maníaco do Novo Gama

Camila Campanerut

Do UOL Notícias
Em Brasília

A Polícia de Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, deve encaminhar à Justiça, na tarde desta quarta-feira (28), o inquérito sobre a morte da Evanilde Ribeiro, 41, vítima de Adaylton Nascimento Neiva, 31, conhecido como maníaco do Novo Gama.

Além de Evanilde, Neiva confessou ter matado mais duas mulheres no Distrito Federal, uma na cidade de Sobradinho e outra na cidade de Santa Maria. A polícia local não encontrou novas evidências que confirmem a afirmação.

Preso desde 18 de julho, Neiva foi transferido do Piauí, onde foi capturado, para o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) do Novo Gama, em Goiás. Lá, confessou ter matado três mulheres em Goiás e mais três no Distrito Federal.

A polícia dos dois Estados age com cautela em relação à veracidade das declarações do detento que apresenta "surtos de memória".

As investigações em Goiás confirmaram apenas a morte da jovem Alessandra Alves Rodrigues, 14, em dezembro do ano passado. Com relação às duas outras supostas vítimas, uma prostituta e uma dependente de drogas – cujos nomes não foram revelados – a polícia não identificou nenhum vestígio no local apontado por Neiva. As buscas e o caso foram encerrados em Goiás.

Desde o início desta semana, Neiva está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde prestou depoimento nesta última segunda-feira (26) à Polícia de Sobradinho. 

Relembre o caso
O maníaco do Novo Gama já foi preso duas vezes. A primeira em 2000, acusado de ter matado a mulher grávida e a enteada de cinco anos e enterrado ambas no quintal de casa. Ele conseguiu a liberdade por ter vencido o prazo do seu julgamento, em 2001.

Em 2002, Neiva foi preso novamente e condenado pelo estupro de três mulheres. Na época, Neiva foi beneficiado pelo sistema de progressão de regime e passou a cumprir a pena em regime semiaberto. Em 27 de outubro de 2009, ele fugiu. Se condenado pelos crimes, o maníaco pode pegar mais de 40 anos de prisão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos