Presos em operação da PF contra pedofilia na internet prestam depoimento

Camila Campanerut

Do UOL Notícias
Em Brasília

A Polícia Federal, com apoio das unidades de 54 cidades de nove Estados e do Distrito Federal, já começou a colher os depoimentos das 21 pessoas presas em flagrante pela operação Tapete Persa, que investiga casos de exploração, abuso sexual e pedofilia compartilhada por meio de fotos e vídeos pela internet.

Nas próximas horas, mais pessoas podem ser detidas e indiciadas. Ainda não foram cumpridos todos os 81 mandados de busca e apreensão. Devido à dificuldade de reunir o material que continua chegando à Divisão de Direitos Humanos, que coordena a operação, por meio do Gecop (Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil na Internet), a assessoria de comunicação da PF não informou quantos mandados já foram cumpridos.

De acordo com o chefe do Gecop, Stênio Souza, o número de prisões em flagrante é recorde em operações desse tipo. Os suspeitos, se condenados, podem pegar até 15 anos de prisão, se somadas as infrações.

Cerca de 400 agentes atuam nos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

No primeiro dia da ação, iniciada nesta terça-feira (27), os policiais apreenderam na casa de alguns dos suspeitos, armas sem registros, maconha e anabolizantes.

O nome da operação faz alusão a um dos vídeos compartilhados pelos pedófilos, em que se notam imagens degradantes de uma criança de aproximadamente seis anos de idade sendo abusada sexualmente, tendo como pano de fundo um tapete persa, que também é o significado do vocábulo “perserttepich”, em alemão.

No Brasil, as investigações começaram em 2009 com a cooperação da Interpol e a Polícia Criminal de Baden-Württenberg, no sudoeste da Alemanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos