Lula pede pressa na regulamentação da lei que acaba com os lixões

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

Depois de duas décadas de debate, Brasil institui Política Nacional de Resíduos Sólidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos ministros nesta segunda-feira (2) agilidade nas discussões para regulamentar o Projeto Nacional de Resíduos Sólidos ainda neste ano.

“Nós não podemos passar mais de 90 dias para regulamentar. Vamos juntar todos os ministros envolvidos”, disse Lula, lembrando que tem apenas cinco meses de mandato pela frente.

Os ministros devem se reunir com governadores e prefeitos para definir como será o investimento em cada um dos lixões que serão fechados e quais áreas poderão ser destinadas para abertura de novos aterros sanitários.

O presidente criticou a demora da regulamentação da lei do saneamento básico, que foi concluída em dois anos. Lula disse que não quer que essa demora se repita no caso da lei do lixo.

“Tudo isso tem que acontecer até o dia 31 de dezembro. Quem vem depois tem outros desafios”, disse sobre o sucessor.

A ministra Izabela Teixeira, do Meio Ambiente, elogiou a sanção da lei. “Estou com a alma lavada, enxaguada e reciclada. Hoje é dia de festa”, disse a ministra parafraseando o personagem Odorico Paraguaçu, criado por Dias Gomes.

Izabela, que atua há 27 anos na área ambiental, disse ainda que a responsabilidade pela gestão do lixo é de todo o cidadão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos