Atrasos e cancelamentos de voos nos últimos dias são problema pontual, diz ministro

Paula Laboissière

Da Agência Brasil
Em Brasília

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou hoje (3) que os atrasos e cancelamentos de voos registrados desde a última sexta-feira (30) são um fato pontual, “algo passageiro”. Ele destacou que o problema está localizado em uma única companhia aérea (Gol) e que é preciso cuidado para não “generalizá-lo”.

“Evidentemente, não é bom para o país. A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e o Ministério da Defesa estão tomando as providências”, disse, após participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Barretto lembrou que o número de passageiros do setor aéreo aumentou quase 30% e que muitos brasileiros viajaram de avião pela primeira vez nos últimos meses. Mas, segundo o ministro, é preciso agora enfrentar desafios como a infraestrutura dos aeroportos e o relacionamento entre as companhias aéreas e os consumidores.

“Várias medidas que a Anac tomou nos últimos tempos – proibindo overbooking [venda de passagens em número maior do que a capacidade do avião], instalando juizados de pequenas causas no próprio aeroporto – vão no sentido de defender o consumidor. Tenho certeza de que isso [atrasos e cancelamentos de voos] vai passar. É apenas uma companhia aérea, espero que ela supere seus problemas. Confio no trabalho da Anac.”

Sobre a Copa do Mundo de 2014, Barretto cobrou novamente cautela em relação a críticas quanto a atrasos nas obras dos aeroportos. Ele afirmou que acompanhou os preparativos para o Mundial na África do Sul e que os três principais aeroportos do país só ficaram prontos nos últimos dois anos. “Temos tempo pela frente”, disse.

De acordo com o ministro, os quatro principais eixos de trabalho da pasta para o evento esportivo são: infraestrutura das 12 cidades-sede e de 65 destinos turísticos brasileiros, qualificação profissional, melhorias no setor hoteleiro e projeção da imagem do país no exterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos