Temperaturas no Brasil oscilam de 35°C a -3,6°C, informa Inmet

Lúcia Nórcio
Da Agência Brasil

Curitiba

  • Francisco Bosco

    Forte geada atinge Bagé (Rio Grande do Sul) ontem

    Forte geada atinge Bagé (Rio Grande do Sul) ontem

O país apresenta hoje (4) contrastes de temperaturas que variam de 35 graus Celsius (ºC), no estado de Mato Grosso do Sul, a -3,6ºC, na cidade gaúcha de Cambará do Sul. A meteorologista Priscila Monteiro, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Brasília, explica que devido às condições continentais do Brasil, com diversas faixas latitudinais, sujeitas a sistemas meteorológicos de características diversas, o clima sofre variações distintas.

“Tanto o frio, a neve, as geadas no Sul quanto o forte calor em algumas regiões, principalmente no extremo Norte, onde os termômetros ficam acima dos 30 ºC, são condições normais para esta época do ano”, disse ela à Agência Brasil.

A meteorologista confirmou a ocorrência de neve na madrugada de hoje nos municípios gaúchos de Bom Jesus e Cambará do Sul e em São Joaquim, região serrana de Santa Catarina. O fenômeno teve registros visuais também em Gramado e Vacaria, norte do Rio Grande do Sul.

“A massa de ar frio intensa e a chuva leve nessas regiões foram determinantes para a ocorrência [de neve]. Não descartamos a possibilidade de voltar a nevar nas próximas horas nessas regiões”, disse a meteorologista. Mas, segundo ela, como as nuvens estão diminuindo, é mais provável a ocorrência de geadas.

O Inmet informa que há uma frente fria de baixa intensidade perto da Região Sudeste, trazendo chuvas isoladas para São Paulo e o Rio de Janeiro. No Centro, predomina uma massa de ar seco, característica da estiagem, e a baixa umidade do ar, com temperaturas em elevação. No extremo Norte, há áreas de instabilidade com pancadas de chuvas isoladas em Roraima, no norte do Amazonas e Amapá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos