Justiça condena a 12 anos motorista que matou duas pessoas durante "racha" em SP

Especial para o UOL Notícias

Em São Paulo

A Justiça de São Paulo condenou nesta terça-feira (10) um homem que atropelou e matou duas pessoas, além de deixar outras duas feridas, durante um “racha” realizado na zona oeste de São Paulo. O motorista Hermenegildo Francisco da Silva foi condenado pelo 2º Tribunal do Júri a 12 anos e 10 meses de prisão.

A ação aconteceu em 1º de agosto de 2004 e, segundo o Ministério Público, o motorista dirigia um veículo Opala em alta velocidade na avenida Raimundo Pereira de Magalhães. O promotor Marcos Hideki Ihara afirma que, ao realizar uma manobra conhecida como “cavalo de pau”, Silva atropelou Paulo César da Conceição Júnior, Jeanse Willian Araújo Trindade, Fabrício Marino Trindade e Ricardo Luiz Bertolo da Silva. Paulo César e Jeanse morreram, enquanto Fabrício e Ricardo sofreram lesões corporais.

Silva foi condenado por homicídio simples em relação às duas primeiras vítimas e por lesão corporal de natureza grave em relação às demais.

A juíza Lizandra Maria Lapenna considerou gravíssimo o fato de Silva não socorrer as vítimas após o atropelamento e de ter arrancado as placas do seu veículo para evitar sua identificação pela polícia.

A magistrada fixou a pena em 10 anos e meio de reclusão para os crimes de homicídio e dois anos e quatro meses para os crimes de lesão corporal grave. O réu deve cumprir pena em regime fechado após a juíza recusar o benefício de recorrer da sentença em liberdade.

Além disso, Lapenna também determinou a cassação da carteira de habilitação de Silva. De acordo com a sentença, ele utilizou o veículo que dirigia “como meio para o cometimento dos crimes, a demonstrar que o acusado não possuiu o discernimento e o equilíbrio necessários para dirigir o veículo em via pública”.

Silva nega que fazia "racha" e sua defesa sustentou a tese de que não houve dolo (intenção de matar) no caso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos