Roraima confirma três casos de dengue tipo 4

Paula Laboissière

Da Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Roraima informou hoje (12) que foram confirmadas três infecções por dengue tipo 4 no Estado – todas na capital, Boa Vista. Há ainda um quarto caso considerado suspeito e que continua em análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

As quatro amostras já haviam apresentado resultado positivo após exames preliminares feitos no Laboratório Central de Roraima (Lacen-RR), mas foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas para a realização de contraprova e testes complementares.

De acordo com a secretaria, os casos confirmados são de moradores dos bairros Cidade Satélite, Santa Teresa e Buritis. O suspeito é de um morador do bairro Pricumã.

O sorotipo DEN-4 – responsável por esse tipo de dengue – não era detectado no país desde 1982, mas já circula há vários anos em dez nações das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com o estado de Roraima.

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

Ontem (11), o Ministério da Saúde fez um alerta nacional para a circulação do vírus. A população brasileira não tem imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros Estados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos