Incêndio já queimou 60% da vegetação do Parque Nacional das Emas, em Goiás

Raquel Maldonado
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções que atinge há mais de 24 horas o Parque Nacional das Emas (PNE), no extremo sudoeste de Goiás, já queimou cerca de 60% da área de preservação do parque. As informações são do Corpo de Bombeiros do Estado, que afirma ainda que não há previsão para a extinção das chamas.

Segundo o tenente-coronel Múcio Ferreira dos Santos, que sobrevoou a área no início da tarde desta sexta-feira (13), as condições de combate ao fogo são críticas. “A vegetação é muito densa, a umidade relativa do ar está baixíssima e ainda venta muito no local. Isso dificulta muito os trabalhos dos bombeiros”, relata.

O coronel afirma ainda que o incêndio começou na tarde de ontem após o rompimento de uma rede de energia elétrica próxima à região. No total, trabalham no local cerca 60 homens.

O Parque Nacional das Emas possui uma área de 131.800 hectares.

2.700 focos em 2010
O Corpo de Bombeiros de Goiás registrou cerca de 2.700 focos de incêndio de 1º de janeiro até hoje. Este número já ultrapassa o total registrado em todo o ano de 2009, que foi de 2.238.

Com a diminuição das chuvas, as queimadas começam a se intensificar já no mês de abril. Segundo as estatísticas dos bombeiros, nos primeiros três meses do ano foram registrados 148 focos. Em abril, o número subiu para 224; em maio o total saltou para 554; em junho foram notificados 598 focos e durante o mês de julho os bombeiros combateram 765 incêndios. Somente nas primeiras duas semanas de agosto, houve cerca de 400 queimadas em todo o Estado.

De acordo com o tenente Gonçalves, o clima deste ano em Goiás possui as condições ideais para aumentar consideravelmente o risco de mais queimadas. “Com umidade relativa do ar muito baixa, altas temperaturas, vegetação extremamente seca e ventos fortes, as chamas se propagam com mais facilidade”, afirma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos