Moradores protestam contra instalação de terminal pesqueiro na Ilha do Governador

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Moradores da Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, fazem no final da tarde de hoje (13) protesto no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – também chamado de Galeão - contra o projeto do terminal pesqueiro que o Ministério da Pesca e Aquicultura quer implantar no bairro. De acordo com os moradores que criaram o movimento “Na Ilha Não”, o terminal pode aumentar o número de aves no local, trazendo um risco para os voos do aeroporto. 

Segundo Sérgio Ricardo, ambientalista e um dos integrantes do movimento, os moradores não são contra o projeto do terminal pesqueiro, desde que não seja no bairro. “O que estamos alertando é que o terminal pesqueiro é importante para o Rio, mas não na Ilha, pois o local onde eles querem instalá-lo é um bairro residencial e não industrial. Além disso, é um cone de aproximação entre o Galeão e do Santos Dumont. Com isso, instalar esse terminal vai atrair mais aves, o que vai aumentar o risco de um acidente aéreo.” 

O Ministério da Pesca, que vai investir cerca de R$ 40 milhões na construção do terminal, informou que todos os estudos foram realizados na área e que não haverá risco algum para as aeronaves que usam o Galeão. De acordo com o ministério, não há hipótese de aumento do número de aves no local, porque o transporte do pescado será feito em material lacrado e não será feita retirada das vísceras de peixe.

 O projeto está sendo avaliado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que aguarda parecer do Ministério da Pesca sobre o enquadramento de zoneamento municipal do bairro. O processo de avaliação só poderá ser concluído depois que o parecer for emitido.

 Atualmente o desembarque de pescado no Rio é feito em grande parte na Ilha da Conceição, em Niterói, região metropolitana da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos