Assaltantes roubam R$ 100 mil de joalheria em shopping no RS

Flávio Ilha*
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

Quatro bandidos assaltaram na manhã deste sábado (14) uma joalheria no Bourbon Country Shopping, na zona norte de Porto Alegre. A quadrilha roubou cerca de R$ 100 mil em joias.

Os assaltantes, que usavam toucas ninja e óculos escuros, renderam os dois vigias do estabalecimento por volta das 10h40, quando o movimento no shopping ainda era pequeno. Eles estavam armados e ameaçaram os funcionários. Segundo a Brigada Militar (BM), que atendeu a ocorrência, os ladrões procuravam um cofre.

Não houve feridos, segundo a BM. Mas os criminosos agrediram uma funcionária com chutes e tapas na cabeça. Como os bandidos não encontaram dinheiro ou joias guardadas, acabaram roubando as peças expostas na vitrine.

A 14ª Delegacia de Roubos da Polícia Civil de Porto Alegre, que vai investigar a ação, informou que o circuito de câmeras do shopping gravou os assaltantes. A placa do carro usado na fuga, um Pegeout 207, também foi gravada.

Segundo o testemunho de um funcionária da loja, os bandidos pegaram relógios, óculos, correntes, anéis e entre outras mercadorias que estavam na vitrine.

No momento do assalto, havia três funcionários no local.

Histórico
Nos últimos meses, diversos assaltos a joalherias foram registrados pela polícia em São Paulo, no interior e em outros Estados.

Em 3 de julho, assaltantes invadiram uma joalheria no shopping Ibirapuera, na zona sul de SP. O roubo ocorreu na loja S.Rolim e deixou os mostruários das vitrines vazios. Segundo funcionários do shopping, a ação dos criminosos foi muito rápida.

No mesmo dia, dois homens armados com pistolas assaltaram a joalheria CL Joias do Shopping Tijuca, na zona norte do Rio. O assalto durou cerca de dez minutos, e os vigilantes do shopping não perceberam a ação. Ninguém ficou ferido. Funcionários da loja ainda avaliam o valor dos brincos, cordões e relógios de ouro que foram roubados.

Na noite anterior, a joalheira que fica dentro do hipermercado Carrefour no km 11,5 da rodovia Anchieta, no Sacomã (zona sul de SP), foi assaltada por cinco homens armados. Há cerca de um mês quatro homens armados assaltaram esta mesma joalheira e fugiram usando motos.

No dia 25 de junho, uma quadrilha que roubou 166 alianças, 102 anéis e 77 gargantilhas de uma joalheria em Ivaiporã (PR), entre outras joias, foi presa logo após o roubo. O grupo era formado por quatro homens com idades entre 19 e 23 anos, além de um adolescente de 17, que foi apreendido.

No dia 22 de junho, dois homens que se passaram por clientes furtaram uma joalheria no município de Avaré (262 km de São Paulo).

A loja da Rolex no shopping Cidade Jardim, na zona oeste de São Paulo, foi alvo de bandidos no dia 7 de junho --menos de um mês depois da ação na Tiffany. Sete homens participaram da ação --quatro deles, vestindo terno e óculos escuros entraram no shopping enquanto os outros aguardavam do lado externo.

* Com informações da Folha.com

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos