Incêndios no Tocantins devem estar controlados até o fim de semana, diz Ibama

Roberta Lopes
Da Agência Brasil

Em Brasília

Os incêndios que assolam o Estado do Tocantis desde a semana passada devem estar sob controle até o fim de semana, afirmou hoje (16) o diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Evaristo. Ele disse que há no Estado uma força-tarefa com bombeiros, Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente locais e as prefeituras, para poder controlar os incêndios.

“A população da cidade de Palmas (TO) está ameaçada por um grande incêndio na Serra do Lageado. O Ibama colocou à disposição da força-tarefa no Estado 200 homens, dois aviões para lançamento de água, com capacidade para 3 mil litros cada, e dois helicópteros com capacidade para levar 500 litros de água cada”, informou.

Ele disse ainda que há fortes queimadas nos Estados do Pará, de Rondônia e Mato Grosso. Nesses Estados também há forças-tarefas que já conseguiram controlar os focos de incêndio. De acordo com Evaristo, grande parte dos focos de incêndio, principalmente no Pará, são causados em propriedades particulares.

Evaristo alertou para o fato de que realizar queimadas sem autorização das autoridades ambientais é crime e o produtor que o fizer poderá pagar multa de R$ 1 mil reais por hectare (ha), e caso o fogo atinja áreas florestais ele poderá pagar R$ 5 mil reais por ha. “O mais importante é chamar a atenção desses produtores de que está na hora de um pouco de consciência, parar de queimar e adiar as necessidades de queimada do solo até que seja estabilizada a situação no país”, disse Evaristo.

Mais de 12 mil focos de incêndio foram registrados hoje em todo o país, de acordo com relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os focos estão espalhados por 18 estados e pelo Distrito Federal, sendo que a maior parte (5.046), no Pará.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos