Após incêndio, Marcelândia-MT recebe mutirão para tirar documentos nesta sexta

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O município de Marcelândia, em Mato Grosso, a 710 km ao norte de Cuiabá, receberá na próxima sexta-feira (20) o Mutirão da Cidadania, que vai ajudar as pessoas que perderam seus pertences no incêndio que atingiu a cidade na última semana, a tirar a segunda via de documentos pessoais.

Além da emissão de documentos, como RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, os moradores contarão também com assessorias jurídicas referentes aos direitos do consumidor, palestras, orientações sobre programas sociais e atividades de lazer.

Segundo a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, três assistentes sociais irão coordenar juntamente com o município o atendimento às famílias atingidas. “Estão sendo realizadas várias campanhas de arrecadação em prol das vítimas de Marcelândia, a presença das assistentes sociais do Estado servirá para fazer um levantamento real das necessidades e direcionar melhor o atendimento”, comentou o titular da pasta, Jean Estevan Campos de Oliveira.

De acordo com a Defesa Civil, a população precisa agora de doações de mantimentos e utensílios, uma vez que a quantidade de roupas e calçados doados já é suficiente para atender às vítimas.

Situação de emergência
Marcelândia declarou situação de emergência no último sábado (14) após o incêndio que destruiu cerca de cem casas e ao menos 17 serrarias na cidade. Outras 12 foram parcialmente destruídas. O fogo começou na quarta-feira, em um lixão onde são depositados resíduos de madeira e se alastrou nas áreas rurais até chegar à cidade. De acordo com a prefeitura, pelo menos 80% da área industrial, composta principalmente por serrarias e marcenarias, base da economia do município, foi atingida.

Com 24 anos de fundação e 16 mil habitantes, Marcelândia teve índice de 80% de redução nos focos de incêndios em 2009, o que lhe rendeu o Prêmio Chico Mendes, instituído do Ministério do Meio Ambiente.

*Com informações da Agência Estado

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos