Multa para motociclistas que trafegarem pela pista expressa da marginal Tietê começa nesta segunda

Do UOl Notícias
Em São Paulo

A partir desta segunda-feira (16), os motociclistas que trafegarem pela pista expressa da marginal do Tietê, em São Paulo, já poderão ser multados. A medida havia sido anunciada no final do mês passado e começou a vigorar em caráter educativo no último dia 2.

A multa para os que infringirem a medida será de R$ 85,12, além da perda de quatro pontos na carteira de habilitação. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a resolução tem como objetivo reduzir o número de acidentes e de mortes na via mais importante da capital paulista.

Divididos em três turnos, 42 agentes de trânsito da CET e 23 policiais militares do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) estarão posicionados nos principais acessos das pistas central para a expressa para fazer a fiscaliza.

Dados da CET apontam que, durante os 15 dias em que os motociclistas tiveram para se adaptar às mudanças, o fluxo de motos que circulam pela pista expressa da marginal Tietê caiu 88%.

Acidentes
Apesar das motos representarem apenas 13% do total de veículos que circulam na via, elas estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais.

Das 50 mortes causadas por acidentes na marginal Tietê em 2009, 26 eram de motociclistas. Naquele ano, foram 31 acidentes com motos, dos quais 15 ocorreram na pista expressa.

Alteração no limite de velocidade
A via expressada marginal Tietê terá também alteração da a velocidade máxima permitida para ônibus e caminhões. O limite de 90 km/h vai valer só para carros. Caminhões e ônibus não poderão passar de 70 km/h.

Segundo a CET, as multas começarão a valer somente quando a sinalização na marginal estiver concluída.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos