Sindicato aponta problemas em três plataformas da Petrobras; estatal nega

Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

Em menos de um mês, três plataformas da Petrobras instaladas na Bacia de Campos, no norte do Estado do Rio de Janeiro, apresentaram problemas. O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense informou hoje (18) que a plataforma P-31, no Campo de Albacora, tem falhas de segurança e de conservação, o que colocaria em risco a vida dos petroleiros que trabalham na unidade. Na semana passada, a plataforma P-33 foi interditada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a P-35 sofreu um princípio de incêndio. A Petrobras garantiu que suas plataformas operam com segurança, sem representar perigo para os trabalhadores.

 

Depois de denunciar o estado de má conservação da P-31, o diretor de comunicação do Sindipetro NF, Marcos Breda, afirmou que a intenção é dar segurança aos trabalhadores e revelou que o sindicato quer a interdição da unidade. “Há vários problemas na P-31, inclusive nas tubulações de óleo e gás, que precisam de reparos definitivos e não provisórios. Temos uma série de denúncias sobre a deterioração dos equipamentos também. O caso é semelhante ao da P-33. Além disso, existe a possibilidade de interdição da plataforma, pois o pedido do sindicato foi nesse sentido.”

 

Breda informou ainda que vai pedir à Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro que faça uma inspeção na plataforma. A intenção é que a vistoria ocorra na próxima terça-feira (24).

 

Na segunda-feira (16), 12 plataformas da Petrobras aderiram à operação padrão de segurança “Chega de Contar com a Sorte”, promovido pelo Sindipetro do norte fluminense.. Durante a operação, os trabalhadores fazem todos os procedimentos de segurança, antes de qualquer atividade na empresa.

 

A Petrobras informou, por meio de sua assessoria, que suas plataformas operam com segurança, não oferecendo risco aos trabalhadores embarcados e à integridade dos equipamentos usados. "A Petrobras reafirma que exerce todas as suas atividades com austera política de segurança, meio ambiente e saúde. Impõe também rigor técnico nos aspectos relacionados aos equipamentos e à capacitação de pessoal", diz a estatal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos