Ministério amplia combate à dengue tipo 4 em Roraima após surgimento de mais casos suspeitos

Carolina Pimentel
Da Agência Brasil

Em Brasília

Depois do anúncio de que mais oito casos suspeitos de dengue tipo 4 estão sob investigação em Roraima, o Ministério da Saúde informou que vai ampliar as ações de combate à doença para mais dois bairros da capital Boa Vista.

Além dos quatro bairros (Buritis, Cidade Satélite, Santa Teresa e Pricumã) em que foram identificadas as primeiras suspeitas, será feita a aplicação de fumacê e a instalação de armadilhas para capturar o mosquito transmissor da dengue em Caimbé e Caranã. Agentes comunitários também vão orientar os moradores desses bairros, onde foram localizados três dos oito novos casos suspeitos.

Foram registradas duas suspeitas ainda nos municípios de Cantá e Normandia, vizinhos a Boa Vista. As autoridades investigam se os moradores dessas localidades foram infectados na capital ou em outra parte do Estado.

Das 30 amostras de sangue enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), 19 foram examinadas preliminarmente, sendo que oito apresentaram resultado positivo para o vírus tipo 4 da dengue. As 30 amostras passarão por contraprova para confirmar o diagnóstico, segundo o ministério. Um caso suspeito, registrado primeira fase de buscas, continua sendo analisado. No total, são nove suspeitas no Estado.

Desde a identificação dos casos suspeitos, os agentes já percorreram 10 mil casas na capital roraimense e eliminaram mais de 18 mil criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Mesmo com o surgimento de mais suspeitas, o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, descarta que exista “uma circulação sustentada” do vírus tipo 4 em Roraima. Até o momento, há confirmação de três casos da doença no Estado.

O sorotipo viral 4 da dengue não circula no Brasil desde 1982 e, por isso, a maior parte da população brasileira não tem imunidade ao vírus, o que eleva o risco de uma epidemia. A Venezuela é apontada como a porta de entrada do vírus em Roraima – por fazer fronteira com o Estado brasileiro e registrar circulação frequente desse tipo da doença.

Os sintomas da dengue 4 são os mesmos dos outros três tipos: dor de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é igual.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos