Ressaca do mar afeta pescaria na Região dos Lagos no Rio de Janeiro

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

As ressacas do mar no norte do Estado do Rio de Janeiro já causam prejuízos aos pescadores da Região dos Lagos. Somente em Arraial do Cabo, o lucro deste ano não deve chegar à metade do registrado em 2009, segundo a Fundação Pesca.

O presidente da entidade, Paulo Fernandes, disse hoje (19) que a maioria dos 800 pescadores da região são artesanais e as embarcações são de pequeno porte, não tendo condições de sair para alto-mar e enfrentar as ondas que alcançam 3 metros. Ele explica que na região durante o ano passado foram pescadas cerca de 500 toneladas, rendendo em torno de R$ 6 milhões e que este ano, até o momento, os pescadores devem ter arrecadado apenas R$ 2 milhões.

Segundo Fernandes, a prefeitura tem ajudado, ao empregar alguns pescadores, mas é insuficiente apesar de reconhecer que a renda do município é pequena. “Com essa ressaca os pescadores ficam com dificuldade de sair para o mar, não podendo sair para toda área apropriada para a pesca porque correm até mesmo risco de morrer. De algum tempo para cá isso tem ocorrido com frequência, quase toda semana.”

Para o oceanógrafo David Zee, a percepção dos pescadores confirma o que constatou em suas pesquisas, feitas desde a década de 90, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Veiga de Almeida (UVA).

"Observamos ao longo dos últimos 20 anos um aumento substancial dessas ressacas. Em 1990, tínhamos uma ressaca significativa por ano e agora aumentou para seis. Só em 2010 já foram registradas sete. Nossa tese é que isso tem relação com as questões climáticas, ao efeito estufa. O padrão das frentes frias tem mudado de direção, convergindo frontalmente com a região de Arraial do Cabo", observou o oceanógrafo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos