Aeroporto de Porto Alegre registra 67% das partidas com atraso

Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

O apagão ocorrido na manhã desta sexta-feira (20) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, provocou atraso em 67% das partidas programadas pelo terminal até às 14h, segundo a Infraero. Os atrasos, de acordo com a estatal que administra os aeroportos brasileiros, são superiores a 30 minutos.

Dos 49 voos previstos para decolar a partir das 7h, quando a energia foi reestabelecida, 33 ainda estão atrasados. As chegadas, segundo a Infraero, não foram tão afetadas: o aeroporto registrou 15 aeronaves atrasadas, além de três cancelamentos. Um total de 36 pousos estavam programados até às 13h.

Uma falha num disjuntor do segundo andar provocou apagão no setor de embarques do aeroporto. A queda de energia ocorreu às 4h30. Quando o gerador foi acionado, o equipamento de segurança não suportou a carga e foi desligado automaticamente.

Também ficaram inoperantes os serviços de inspeção, dotados de Raio-X, e o despacho de bagagens. A superintendência regional da Infraero solicitou que todos os voos com destino a Porto Alegre fossem temporariamente suspensos para evitar congestionamento de aeronaves no pátio.

Em nota oficial, a estatal explicou que uma pane na entrada de alta tensão causou o apagão.

"Às 4h30min houve uma pane na entrada de alta tensão que alimenta o aeroporto, o que automaticamente acionou os geradores de cada pavimento. Quando a energia voltou a ser fornecida, o disjuntor do segundo pavimento não rearmou, o que ocasionou a falta de luz neste andar onde são realizados os procedimentos de embarque (check-in, raio-x, despacho de bagagem)", destacou a nota.

O superintende da Infraero no Rio Grande do Sul, Jorge Herdina, disse que a empresa está empenhada em estudar o que ocorreu, uma vez que não há registro de outras falhas desse tipo desde que o terminal foi inaugurado, em 2001. O superintendente explicou que há qu atro geradores para substituir uma possível falta de energia.

“Infelizmente as pessoas precisaram ficar no saguão, aguardando pela retomada do atendimento”, afirmou. O sistema só foi reativado por volta das 7h.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos