Qualidade do ar em SP é boa em apenas uma das 20 estações da Cetesb; umidade relativa do ar atinge os 15%

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A estação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) localizada na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, era o único dos 20 postos que medem a qualidade do ar na região metropolitana da capital paulista em que as condições podiam ser consideradas boas na tarde desta sexta-feira (20).

Em outras 17 estações, a qualidade do ar era regular. Já nas localizadas nas regiões do Ibirapuera, zona sul, e Parque D. Pedro II, no centro, as condições eram inadequadas para a saúde da população.

Nesta tarde, a Defesa Civil da capital decretou estado de alerta, após a umidade relativa do ar atingir os 15% por volta das 16h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há 15 dias não há registro de chuvas em São Paulo. O último registro foi de uma chuva leve no dia 5 de agosto. De acordo com o CGE, a previsão é de que chova apenas no final do mês. A temperatura deve subir a partir da semana que vem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência.

Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Nestas condições, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Por isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dias como estes é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

Além dessas medidas, é recomendável usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos