Sismo de 3 graus provoca rachaduras e interdita casa em Getulina (SP); tremor é comum, diz sismólogo

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Dois abalos sísmicos de aproximadamente 3 pontos na escala Richter atingiram os municípios de Getulina e Promissão, no oeste do Estado de São Paulo, na manhã do último sábado (21). Uma casa foi interditada e outras sofreram rachaduras na parede no distrito de Macucos, em Getulina, mesmo local do epicentro do tremor.

Na casa interditada moram dois adultos e duas crianças, que foram encaminhados a uma outra residência cedida pela prefeitura até que sejam concluídos os reparos dos danos causados pelo sismo, que durou cerca de dois segundos e foi registrado pelas estações sismológicas de Valinhos, Bebedouro e Rio Claro. Ninguém ficou ferido com os abalos, segundo a Defesa Civil do Estado.

De acordo com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo), tremores desta magnitude podem gerar pequenas trincas e queda de objetos instáveis e são similares ao movimento de um veículo pesado.

“Esse tipo de fenômeno é comum no território nacional, e está ligado ao movimento das placas tectônicas”, afirma José Roberto Barbosa, sismólogo do IAG.

“As fissuras entre as camadas do solo vão acumulando pressão e, em um determinado dia, liberam-na em forma de microtremores”, explica Barbosa. Técnicos do IAG foram até os municípios atingidos no domingo (22) e fizeram análises que serão divulgadas nos próximos dias.

Abalo no Peru no mesmo horário
Os abalos atingiram Getulina e Promissão às 9h40 e 9h57, respectivamente. No mesmo horário do tremor em Getulina foi registrado um outro sismo em Pisco, no Peru. De acordo com o Instituto Geofísico peruano, o abalo teve magnitude 4,4 na escala Richter, com epicentro a 71 km a sudoeste de Pisco, no oceano Pacífico. Não houve registro de vítimas no Peru.

  • Reprodução/Google Maps

    Os tremores atingiram as cidades de Getulina e Promissão, no Oeste Paulista

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos