Após ficar encalhada por 69 horas no litoral do RS, baleia retorna ao mar

Lucas Azevedo
Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

Uma baleia Jubarte de aproximadamente 11 metros de comprimento e 20 toneladas foi liberada na tarde desta terça-feira (24) após ficar encalhada por 69 horas da praia de Capão Novo, no litoral norte gaúcho.

O animal estava desde sábado no local e, apesar dos esforços do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, de biólogos e de populares, voltou ao mar somente hoje, por volta das 16h10, com a ajuda de caminhões-pipa, um efetivo maior dos bombeiros e ajuda de dois rebocadores da Petrobras. A liberação foi acompanhada de aplausos dos banhistas.

Para soltar o animal foi criada uma vala para permitir que a baleia saísse do banco de areia a 50 metros da praia, onde a profundidade da água era de aproximadamente 1,75m.

Na manhã de hoje, um impasse envolvendo um rebocador particular fez com que uma equipe de 28 pessoas se reunisse para tentar libertar o animal.

Monitorada desde o final de semana pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar, por técnicos do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a baleia passa bem. De acordo com exames, o animal não apresentava ferimentos externos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos