Juizados especiais dos aeroportos fazem mais de 2.000 atendimentos em 30 dias

Da Agência Brasil

Em Brasília

Em 30 dias, os juizados especiais dos aeroportos, criados para solucionar problemas entre passageiros e companhias aéreas, fizeram 2.740 atendimentos. Nesta segunda-feira (23), as unidades judiciais completaram um mês de funcionamento com 476 acordos de conciliação firmados e 1.277 pedidos de informação.

De acordo com o levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os juizados nos aeroportos de Cumbica e Congonhas, ambos no Estado de São Paulo, somaram 920 reclamações e 188 acordos firmados entre as partes. Já no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, foram 774 atendimentos, com 187 acordos e 172 pedidos de informação.

Os juizados mais procurados foram os dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Até o domingo (22), foram feitos 1.046 atendimentos, com 101 acordos fechados, 416 petições iniciais distribuídas e 529 pedidos de informação.

A implantação das unidades judiciárias é decorrente do aumento de reclamações em relação ao serviço de transporte aéreo. Nos juizados especiais, os passageiros procuram soluções para problemas, como atrasos e cancelamentos de voos, overbooking, extravio, violação e furto de bagagens ou falta de informações.

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