Censo 2010

Mesmo com novas contratações, pode faltar recenseador do Censo em São Paulo

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Mesmo com a abertura de um novo processo seletivo para preencher vagas ociosas do Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconhece que podem faltar recenseadores em alguns bairros nobres da cidade de São Paulo. A expectativa é do coordenador operacional do Censo em São Paulo, Aparecido Cunha. No primeiro processo seletivo, que ocorreu no primeiro semestre do ano, a cidade de São Paulo deixou de preencher 1.492 vagas.

Este segundo processo seletivo, aberto na semana passada para preencher as vagas ociosas, estaria conseguindo resolver o problema da baixa procura em regiões de menor renda, como Itaquera e Aricanduva/São Mateus, pois não está sendo cobrada a taxa de inscrição, como ocorreu no primeiro processo.

No entanto, o problema continua nas áreas mais nobres. As inscrições para o novo processo seletivo terminam hoje (25), mas ainda há mais vagas do que candidatos para atuar em bairros nobres como o Morumbi, que precisa preencher 116 vagas. Itaim Bibi, com 32 vagas, e Butantã/Vila Sônia, com 74, também podem enfrentar dificuldades pela falta de recenseadores.

Aparecido Cunha acredita que a baixa procura nessas áreas se deve a um mercado de trabalho aquecido, que torna trabalhos temporários como o de recenseador menos atraentes, além da crença de que o trabalho de recenseador é mais difícil em bairros mais nobres das cidades.

Segundo Aparecido Cunha, caso não se consiga preencher todas as vagas da cidade de São Paulo, o IBGE vai deslocar recenseadores de outras áreas para não prejudicar o cronograma do censo. “Vamos deslocar recenseadores e vamos oferecer uma ajuda para cobrir custos de deslocamento. O cronograma vai ser cumprido. Nós vamos recrutar o número necessário e cobriremos as necessidades nessas áreas quando o número não for suficiente”.

Ao todo, estão sendo oferecidas 2.006 vagas em cinco Estados (Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Informações podem ser obtidas na página do IBGE na internet. O Censo 2010 começou em 1º de agosto e a coleta de dados deve durar três meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos