Capitais do Centro-Oeste terão mais 15 dias sem chuva; veja previsões para outras regiões

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O clima seco deve continuar a castigar a maior parte do país já que dados meteorológicos apontam que a chuva pode demorar para chegar em algumas regiões brasileiras. As primeiras áreas que observarão as nuves escurecer são o Norte e Nordeste, mas as pancadas só devem chegar ao Sudeste depois do feriado de 7 de setembro e, ao Centro-Oeste, apenas depois do dia 11 do próximo mês, ou seja, daqui a 15 dias. As informações, baseadas nas análises do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram repassadas por técnicos do Instituto Somar.

Segundo Eduardo Gonçalves, do departamento de meteorologia da entidade, as condições da atmosfera favorecem atualmente o surgimento de nuvens na região amazônica. Por isso, os levantamentos indicam que as capitais Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Macapá devem receber pancadas d’água já neste próximo final de semana –na capital do Acre, por exemplo, isso deve acontecer amanhã.

No Nordeste, o sábado e o domingo também podem ser de tempo mais ameno. Pelas estimativas dos especialistas, as capitais Salvador e Aracaju devem registrar chuvas, favorecidas pelos ventos que cortam o litoral nessa época.

O Centro-Oeste, por sua vez, ainda precisará esperar que as precipitações desse final de semana (e dos próximos dias) no Norte aumentem a umidade na região –que deve ser transportada no sentido sul do país. Até que isso aconteça, as pessoas não devem contar com chuva. A previsão do Somar é que as pancadas surjam apenas no dia 11 de setembro.

A umidade na região Sudeste também depende da influência amazônica. No entanto, há outros fatores que incidem sobre os Estados da região, como a chegada de frentes frias –previstas para o feriado de 7 de setembro. Dessa forma, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro terão um refresco do tempo seco apenas entre o dia 5 e 7 do próximo mês. Em Belo Horizonte e Vitória, isso pode acontecer até antes, por volta do dia 1º.

A região Sul, pelas informações do Somar, já está atualmente enfrentando pancadas de chuva, como em Porto Alegre. Em Curitiba e Florianópolis, as previsões indicam que as precipitações devem ocorrer a partir deste domingo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos