Falta de chuvas prolonga incêndios no Parque Nacional de Itatiaia

Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

O incêndio que atinge, há duas semanas, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do Estado do Rio, ainda está longe de ser controlado. Na avaliação feita hoje (27), os brigadistas do parque detectaram novos focos de fogo, que continuam se multiplicando devido, principalmente, à falta de chuvas e ao clima seco.

O diretor do Parque Nacional de Itatiaia, Walter Behr, disse que o fogo está sendo combatido e monitorado por uma equipe de 30 brigadistas com motobombas e mangueiras, tanto do parque, quanto da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. A equipe realiza o trabalho de rescaldo, para tentar impedir que as raízes da vegetação em brasas peguem fogo e se espalhem com o calor e a baixa umidade.

Behr classificou a situação atual do local como crítica e ressaltou que os brigadistas estão atentos ao surgimento de qualquer novo foco. "Como não choveu, a qualquer momento um pequeno foco pode virar um grande incêndio. A situação é bastante crítica e, por isso, todas as equipes estão de prontidão”, disse Behr.

Segundo ele, o tamanho do estrago já provocado pelas chamas, nestas duas semanas de incêndio, está próximo dos 500 hectares (ha), o que equivale a 500 campos de futebol. "Apesar disso, a área atingida de todo o parque é de 2% apenas”, afirmou o diretor.

O Parque Nacional do Itatiaia fica entre os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, na cidade de Itatiaia. Ocupando uma área de mais de 30 mil ha, o local abriga o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros, o oitavo ponto mais alto do Brasil. O parque também é utilizado para escaladas e trilhas pela mata atlântica e possui rios, lagos e cachoeiras com águas cristalinas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos