Você fez fotos ou vídeos de queimadas? Envie para o UOL

Do UOL Interação

 

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registradas nas últimas semanas deixaram grande parte do território nacional sob risco crítico de fogo. Do início do ano até a última sexta-feira (27), o total de queimadas no Brasil atingiu 41.636 focos, um aumento de 134% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 17.788 incêndios. Os dados são do satélite de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Além do ar seco e do calor, a falta de chuvas e o tipo de vegetação de cada região são fatores levados em consideração para indicar o risco de incêndio de determinada área. Os Estados mais afetados estão em área de cerrado, como Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará, Rondônia, Piauí, Goiás e Minas Gerais, enquanto Acre, Rio Grande do Sul e Amazonas figuram entre os que mais diminuíram seus focos.

Queimadas atingem o país

  • Você Manda/Camila Martins

    Fogo atinge vegetação da serra de Águas da Prata, na divisa de São Paulo com Minas Gerais. Imagem enviada por Camila Martins

Você registrou queimadas nos últimos dias em fotos ou vídeos? Envie seu material para o UOL.

Para enviar seu conteúdo, você deve acessar a plataforma multimídia do UOL, o UOL Mais. Também é possível colaborar por e-mail: envie o conteúdo para vocemanda@uol.com.br, informando seus dados completos (nome, RG e telefone para contato), o local, data e horário aproximado em que foi feita a imagem. Fique à vontade para incluir outras informações que possam complementar a legenda.

No UOL Mais, o processo é simples. Você deve fazer o seu login --caso não seja assinante do UOL, você pode fazer o cadastro gratuito com qualquer conta de e-mail. Depois de logado, acesse a área de publicação. Publique seu vídeo ou foto selecionando o que você gravou/fotografou previamente e salvou no disco rígido do seu computador --por exemplo, na pasta "Meus Documentos". Selecionado o vídeo/foto, basta clicar em "Enviar vídeo" ou "Enviar foto".

O UOL Mais vai carregar uma tela para que você cadastre o vídeo/foto. Coloque um título e uma descrição.

Não se esqueça de manter as tags vc manda, noticias, queimadas, 2010, para que a Redação do UOL possa detectar o seu conteúdo. Feito isso, basta clicar em "Salvar e Publicar", e em alguns instantes seu vídeo/foto já estará disponível.

* As informações são do UOL Notícias e da Folha.com.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos