Topo

Metrô-SP e CPTM registraram doze problemas de circulação nos últimos dois meses

Foto enviada por internauta mostra passageiros do metrô andando nos trilhos após confusão - Simary Menezes/ Você Manda
Foto enviada por internauta mostra passageiros do metrô andando nos trilhos após confusão Imagem: Simary Menezes/ Você Manda

Do UOL Notícias<br> Em São Paulo

21/09/2010 13h48

Desde o começo de agosto, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) apresentaram pelo menos doze problemas que afetaram a circulação de passageiros.

Goldman: falhas na CPTM serão resolvidas em 2 anos

Em agosto, o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), afirmou que o número de falhas nas linhas da CPTM deve cair de forma considerável dentro de dois anos, quando será concluído o processo de modernização do sistema da empresa. Nesta terça-feira, ele atribuiu o problema a uma blusa "colocada na porta do vagão"

No dia 10 de agosto, a paralisação dos trens afetou as estações Brás e Tatuapé, na linha 11-Coral da CPTM, por cerca de oito horas. Calcula-se que 70 mil passageiros foram afetados pelo problema. Duas semana depois, no dia 24, um apagão paralisou por quase uma hora a linha 4 do Metrô, que foi inaugurada em junho.

Se forem considerados os incidentes registrados apenas de agosto a setembro deste ano, a média de problemas é de um a cada 3,6 dias.

Relembre os problemas com trem e metrô apresentados recentemente:

20 de setembro - A circulação de trens em um trecho da linha 1-Azul do metrô ficou interrompida por cerca de 20 minutos. A pane foi causada por um raio, que atingiu os trilhos no pátio Jabaquara. Com isso, a alimentação elétrica foi afetada, desenergizando o trecho entre as estações São Judas e Jabaquara. 

No mesmo dia, duas linhas da CPTM apresentaram problemas de sinalização, o que afetou a circulação de trens e provocou acúmulo de passageiros em algumas plataformas. Na linha 7-Rubi, na estação Franco da Rocha, os trens tiveram que trafegar por apenas uma via durante 1h30. Já na linha 8-Diamante, um problema de sinalização na estação Jandira deixou as operações paradas por cerca de 15 minutos.

17 de setembro - Problema em portas de trem da CPTM causou lentidão na linha 12-Safira e todos os passageiros tiveram que desembarcar na estação de São Miguel Paulista. Devido à falha, todos os trens da linha circularam com maior intervalo por cerca de 20 minutos.

16 de setembro - Pelo menos cinco pessoas passaram mal durante problema de fornecimento de energia que prejudicou a circulação dos trens da linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) do Metrô. O sistema de ventilação dos vagões foi desligado, o que causou o mal estar entre alguns usuários. Durante o problema, uma das composições parou entre as estações Paraíso e Brigadeiro e teve vários dispositivos de abertura de portas acionados de forma indevida pelos usuários.

15 de setembro - A quebra de um trem da CPTM na estação José Bonifácio, sentido Guaianases, fez com que a estação ficasse fechada por cerca de meia hora. Com o fechamento, passageiros se revoltaram e atacaram a estrutura da estação. Depois que o trem apresentou defeito de tração, a circulação entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases passou a ser feita por uma única via.

11 de setembro - A circulação de trens entre as estações Jandira e Itapevi, na linha 8-Diamante, foi paralisada depois que um caminhão desrespeitou a sinalização e invadiu a passagem em nível próxima da Estação Engenheiro Cardoso.

10 de setembro - Uma falha em equipamento na estação Paraíso da linha 1-Azul do Metrô, que faz o percurso Jabaquara-Tucuruvi, deixou a circulação de trens parada por cerca de duas horas. Houve tumulto na estação da Sé, a mais movimentada da capital paulista.

24 de agosto - Uma queda total de energia paralisou a circulação de trens na linha 4 do Metrô. As estações Faria Lima e Paulista foram fechadas. 

No mesmo dia, um problema de tração elétrica na estação Corintinhans-Itaquera, no sentido Luz, interrompeu a circulação de trens na linha 11-Coral da CPTM. Od passageiros acionaram o sistema de emergência.

19 de agosto - Um trem apresentou problemas na linha 8-Diamante, na estação Itapevi (Grande São Paulo). Depois, um problema no sistema de alimentação elétrica dos trens da linha 7-Rubi da CPTM interrompeu a circulação de trens entre as estações Jaraguá e Perus. 

17 de agosto - Um trem foi esvaziado depois de apresentar problemas de tração na estação de metrô Armênia (zona norte de SP), na linha 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi). A composição foi recolhida para uma área de estacionamento perto da estação Tucuruvi e os demais trens da região circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

10 de agosto - A circulação de trens foi afetada entre as estações Brás e Tatuapé, na linha 11-Coral da CPTM. O problema, causado por uma falha na rede de alimentação de energia elétrica do trecho, levou cerca de oito horas para ser resolvido. Cerca de 70 mil passageiros foram afetados pelo problema.

O Metrô de São Paulo

Ficha técnica do Metrô de SP

  Inauguração Passageiros diários Estações Extensão (em km) Trens
Linha 1
Azul
1974 915 mil 23 20,2 306
Linha 2
Verde
1991 276 mil 12 11,7 (+ 3 km em construção) 132
Linha 3
Vermelha
1979 1,08 milhão 18 22 km 282
Linha 4
Amarela
2010 709 mil (após a conclusão da 1ª fase) 2 prontas; 11 em construção 4,9 km (12,8 km quando concluída) 3
Linha 5
Lilás
2002 132 mil 6 (+ 10 em construção) 8,4 km (14 km quando concluída) 48
Metrô de SP 1974 2,4 milhões (atual) 58 (atual) 66,9 (atual) 771 (atual)

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Cotidiano