Depois de 124 dias, volta a chover em Brasília

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Depois de mais de mais de 4 meses de seca, voltou a chover nesta terça-feira (28) em Brasília e algumas áreas do Distrito Federal. O aumento de umidade começou nos últimos dias, após a entrada de uma frente fria que veio do Sudeste e chegou ao interior do Brasil.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o último registro de chuva em Brasília ocorreu entre os dias 26 e 27 de maio, mas foram apenas chuviscos, que acumularam apenas 0,2 milímetros. Assim, a capital federal completou ontem 123 dias consecutivos sem chuva. A região vinha sofrendo com a ocorrência de queimadas e incêndios, além dos efeitos da baixa umidade relativa do ar sobre a saúde dos moradores.

 No último dia 21, o governador do DF, Rogério Rosso, decretou situação de emergência no Distrito Federal devido a um incêndio e aos efeitos da baixa umidade relativa do ar nos últimos meses. O incêndio no Parque Nacional de Brasília destruiu pelo menos 25% de um total de 42 mil hectares da reserva.

De acordo com o Inmet, o maior período sem chuvas já registrado no Distrito Federal foi em 1963, com 164 dias de seca na cidade. Em 2007, foram também 123 dias sem chuvas, igualando 2010 como a pior seca dos últimos anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos