PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Rio inaugura a 12ª UPP, no morro do Turano

Daniel Milazzo*<br>Especial para o UOL Notícias<br>No Rio de Janeiro

30/09/2010 11h19

O Rio de Janeiro inaugura nesta quinta-feira (30) sua 12ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no morro do Turano, bairro do Rio Comprido, zona norte da cidade. A partir de hoje, 185 policiais militares estarão permanentemente na comunidade, sob o comando do capitão Almir Beltran, 32.

A UPP Turano compreende oito comunidades: Matinha, 117, Chacrinha, Rodo, Sumaré, Liberdade, Pedacinho do Céu e Paula Ramos. Estima-se que 18 mil pessoas morem na região que abrange a nova UPP.

A ocupação do Turano começou no dia 10 de agosto e encontrou resistência por parte dos traficantes. Dois bandidos morreram na operação.

A inauguração de outras três unidades é aguardada até o final do ano, nos morros da Mangueira e dos Macacos e no Complexo de São Carlos.

O governo estadual pretende elevar o número de UPPs a 33 até 2014, contando com um efetivo total de 10 mil policiais.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, atualmente, 200 mil pessoas são beneficiadas pelas 12 UPPs.

Rio terá mais duas unidades de Polícia Pacificadora até fim do ano, anuncia Beltrame

O secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, garantiu hoje que o Estado vai ganhar pelo menos mais duas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) até o fim do ano.

Beltrame não deu detalhes nem informou onde serão as próximas UPPs. O secretário ressaltou que há um ano os índices de criminalidade vêm diminuindo. Segundo Beltrame, a resposta aos criminosos passa pela retirada de armas e a recuperação de territórios ocupados por eles.

“A resposta é a mesma que nós estamos dando há mais de dois anos, que são a pacificação dessas áreas, a retirada de armas e território e o programa de metas de redução de criminalidade que há um ano vem dando um resultado ótimo. Isso é o que nós apresentamos à sociedade e o que é visível ao cidadão.”

*Com informações da Agência Brasil

Cotidiano