Topo

Vigilância Sanitária apreende 53 kg de alimento durante operação no Rio

Vigilância Sanitária interdita o restaurante de comidas chinesa e japonesa New Pekim - Divulgação
Vigilância Sanitária interdita o restaurante de comidas chinesa e japonesa New Pekim Imagem: Divulgação

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

15/10/2010 20h07

Durante operação realizada nesta sexta-feira (15) no Shopping Tijuca e no comércio da região, a Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro apreendeu 53 kg de alimentos. A ação vistoriou 51 estabelecimentos, dos quais 21 foram multados e 34 foram intimados a fazer melhorias. Dois restaurantes que funcionam próximo ao centro comercial foram interditados.

O restaurante de comidas chinesa e japonesa New Pekim, localizado na rua Barão de Mesquita, nº 331, foi interditado após os técnicos constatarem total falta de higiene no ambiente e na manipulação dos alimentos. No local, um gato foi encontrado em um dos depósitos onde a comida fica estocada. Além disso, foram encontrados salmão, legumes, frango desfiado e cebola no chão, e molho shoyo armazenado em baldes inapropriados.

Os agentes apreenderam cerca de 30 kg de alimentos sem identificação, fora da temperatura adequada ou mal acondicionados. Segundo a prefeitura, o restaurante só poderá voltar a funcionar após limpeza, higienização e desinsetização total.

Também do lado de fora do shopping, o Bob’s, localizado na mesma rua, foi interditado devido à ausência de sistema de exaustão. No local, foram encontrados 12 kg de calda de baunilha vencida.

Na mesma rua, o supermercado Mundial recebeu dois autos de infração por falta de asseio no banheiro de funcionários e presença de cinco gatos no depósito de alimentos. O supermercado recebeu, ainda, duas intimações para reformas estruturais na câmara de congelados, no depósito de farinha e na sala de preparo de pães, com prazo de 60 dias. Além disso, foi exigido que, em até 30 dias, o supermercado realize reformas no refeitório, cozinha e banheiros dos funcionários.

Já no interior do shopping, foram visitados 18 estabelecimentos alimentícios, sendo que quatro foram multados e 13 foram intimados a realizar melhorias. Os restaurantes Lecadô e Come Keto foram multados por falta de asseio na manipulação de alimentos e comida.

A lanchonete Bob’s localizada dentro do shopping teve 2,4 kg de alimentos e 3,2 kg de maionese recolhidos por estarem fora da validade. O estabelecimento MRV Produtos (Natu Diet) teve 13 doces apreendidos por estarem sem identificação adequada ou fora da validade.
Os técnicos apreenderam ainda 600g de paio português vencido no Lidador e 3,3 kg de frango sem identificação no DNA Natura, além de 1 kg de batata pré-frita e ½ kg de maionese sem identificação no KFC.

Saúde
Na área de saúde, os técnicos vistoriaram 19 estabelecimentos do shopping, entre eles óticas, academias, estúdios de tatuagem, farmácias e salões de beleza, onde foram aplicados 20 termos de intimação exigindo regularização na documentação e reformas estruturais.

A operação “Shopping Saudável” começou em setembro e já passou por oito shoppings da cidade. No total, nove estabelecimentos foram totalmente interditados e cerca de 503 kg de alimentos foram inutilizados.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil alertam que qualquer irregularidade encontrada pelos consumidores deve ser relatada ao setor de reclamações da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, na rua do Lavradio, 180, centro, ou pelo telefone 2224-9762.