Topo

No Rio, Disque-Denúncia recebe 853 ligações e quebra recorde em um único dia

Do UOL Notícias

Em São Paulo

25/11/2010 16h09

O serviço Disque-Denúncia do Rio de Janeiro quebrou, nesta quarta-feira (24), o recorde de denúncias cadastradas em um único dia: 853. É o maior volume de ligações desde a sua criação, em agosto de 1995.

A central comunitária de atendimento recebe informações anônimas da população sobre atividades criminosas. Desde que a onda de ataque no Rio começou, no domingo, até esta quinta-feira (25) pela manhã, foram 571 denúncias relacionadas com como arrastões e incêndios de veículos.

Veja também

Os números do crime nesta semana*

DOMINGO (21)2 carros incendiados
SEGUNDA (22)3 mortos; 4 presos; 109 detidos; 5 armas apreendidas, entre pistolas e revólveres, 2 granadas e 2 facas; 8 carros incendiados; uma cabine da PM atacada
TERÇA (23)5 suspeitos mortos; 12 presos; 3 detidos; 7 armas apreendidas, além de um fuzil, uma escopeta e material explosivo; 2 carros incendiados; uma cabine da PM atacada
QUARTA (24)15 suspeitos mortos; 4 mortes em hospitais; 37 presos; 17 armas apreendidas, além de 10 fuzis, uma espingarda, uma metralhadora, uma granada e 2 bombas caseiras; 31 carros incendiados
  • *Segundo balanço da PM-RJ e da Secretaria Estadual de Saúde

Algumas das denúncias resultaram em ações bem sucedidas, como a que ocorreu hoje de manhã em Belford Roxo. Policiais do 39° BPM foram verificar a denúncia recebida no último dia 23 de que haveria armas no endereço fornecido pelo denunciante. No local, eles apreenderam um fuzil, duas metralhadoras, três pistolas PT 40, quatro pistolas 9 mm e cinco pistolas PT 380. Também foram presos dois suspeitos.

O recorde superou o número de ligações telefônicas em um único dia de casos emblemáticos, como a morte do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, em fevereiro de 2007, que morreu após ser arrastado ao longo de sete quilômetros pelo carro dos pais que acabara de ser roubado por três homens em Oswaldo Cruz; o assassinato por policias militares de 29 pessoas na Baixada Fluminense, em março de 2005, e o assassinato do jornalista Tim Lopes na favela da Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão, em junho de 2002.

O Disque-Denúncia deve ser acessado pelo telefone (21) 2253-1177. O serviço garante o anonimato do denunciante que passa, assim, a participar de maneira segura da luta contra o crime. As ligações não são rastreadas ou gravadas. A Central de Atendimento mantém seu funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma equipe de 42 atendentes treinada em escuta qualificada, registra as demandas da população.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No Rio, Disque-Denúncia recebe 853 ligações e quebra recorde em um único dia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano